top of page

Filosofia e Objetivos do Wing Chun Kung Fu

Filosofia

Diferentemente de muitas outras Artes Marciais, o Wing Chun tem uma forte base no Budismo Chan (Zen), já que surgiu dentro do templo Shaolin. Portanto, além da simples marcialidade, todo o sistema Wing Chun é marcado por profundos significados filosóficos e espirituais que trazem benefícios não somente marciais, como também na vida prática de todos os praticantes que incorporam essa filosofia em suas vidas. As técnicas do  sistema Wing Chun têm como características a adoção de caminhos curtos e diretos, a economia de energia com maximização de resultados, o relaxamento, a concentração, a percepção do momento presente, a procura pela realidade que está além das aparências etc. São características que se estendem para muito além da arte marcial e podem ser aplicadas profissionalmente, espiritualmente etc.

Objetivos

Nos dias de hoje, muitas pessoas entendem mal esta e outras artes irmãs (karatê, aikidô, jiu jitsu, hapkido, taekwondo etc), as distorcem e as despojam completamente de seu princípio mais valioso: o desenvolvimento espiritual. Se você quer aprender Wing Chun para alimentar o ego, procurar intrigas, quebrar a cara dos outros ou para brigar no carnaval, esta arte não é para você. Este sistema poderá ser usado como autodefesa em situações de vida ou morte e igualmente para proteger pessoas próximas a nós indefesas. Entretanto, devemos saber ponderar as situações, porque atualmente existem armas de fogo que podem apagar uma vida num simples apertar de gatilhos. Então, devemos ter o bom senso de saber quando usar ou não a arte marcial.

Ilustração-Computador-PNG.png
imagem wc online.png
maozinha_gif.gif

APRENDA WING CHUN ONLINE!

Em grande parte das vezes, o que um assaltante quer são nossos pertences e não a nossa vida, mas se reagirmos, ele poderá se irritar e acabar nos tirando o que temos de mais precioso: Nossa vida. Por outro lado, nos casos de violência contra a mulher (ou jovens, ou idosos), assassinatos e estupros, estes fatos poderiam ter sido evitados se tais pessoas soubessem defesa pessoal. Em nossa escola podem praticar o Wing Chun homens e mulheres a partir de 14 anos de idade. O Wing Chun foi desenvolvido para ser um sistema de luta altamente eficaz e mortal contra os exercitos imperiais dos Manchus e outros invasores na China antiga. Os que treinavam esse sistema transformavam o corpo em uma arma, porque naquela época o Imperador proibia o porte de armas, por temer uma revolução da população. As próprias armas do Wing Chun eram semelhantes aos facões de cozinha (chamadas facas borboletas ou facas de oito cortes) e bastão longo sem ponta (ou bastão de seis pontos e meio), portanto, passavam desapercebidos do imperador e se diferenciavam das lanças de guerra. Simples remos de barcos, varas de bambu ou vassouras podiam ser usados como bastão. Mas esse mesmo tipo de bastão poderia ser tão letal quanto uma lança, se usado de acordo com a técnica do Wing Chun.Nos tempos antigos, o Kung Fu era treinado pelos monges Shaolin para fortalecer o corpo e melhorar seus desempenhos na prática da meditação. Aqueles ascetas guerreiros praticavam meditação largas horas por dia e necessitavam de um corpo são e forte para tal.

Os monges Shaolin tinham uma terrível rotina de treino diário e usavam a arte marcial como um meio de permanecer alerta no momento presente, pois, numa situação de risco, como uma luta, se não estivermos concentrados, seremos golpeados. Assim, esse estado de alerta, de percepção do momento presente, os ajudava nas práticas de meditação, as quais são indispensáveis a concentração. Tais ascetas guerreiros praticavam a meditação em busca da iluminação (Samadhi समाधि em sânscrito, ou Satori æ‚Ÿã‚Š em japonês) que é a conexão com o próprio espírito, a comunhão com o divino que habita em toda partícula do universo e a superação temporária de todos os sofrimentos humanos.

Como o Wing Chun surgiu dentro do Templo Shaolin e imerso na filosofia budista, tem como característica a cooperação mútua e o respeito entre os praticantes. Na maioria dos treinamentos de Wing Chun, geralmente se treina em duplas, de modo que um ajude o outro a desenvolver suas técnicas e vice versa. Todo o treino é feito de maneira gradual e controlada para evitar ferimentos ou lesões, os quais podem reduzir os rendimentos nos treinos e também prejudicar a saúde. Ao mesmo tempo, os treinos são feitos de maneira estratégica de modo a desenvolver o estado de alerta, as habilidades e reflexos do praticante. Práticas de meditação e relaxamento estão inclusos nos treinamentos, tendo em vista o objetivo primordial das artes marciais que é obter Paz de Espírito e Conexão com o próprio Ser.

A verdadeira batalha é a travada dentro de nós mesmos. Isso significa que o objetivo principal do Wing Chun não é vencer o nosso adversário, nem sermos mais fortes do que os outros, nem melhores do que os outros. No treino, nosso adversário é o nosso parceiro com o qual desenvolveremos nossas técnicas e habilidades. Portanto, nosso parceiro de treino é uma ferramenta que usaremos para adquirirmos o estado de alerta consciente ou alerta relaxado, durante a movimentação das técnicas. Esse estado de alerta consciente ou alerta relaxado, nos permitirá vencer nossas limitações.

Muitos pensam que o verdadeiro inimigo é externo a nós, mas não há pior inimigo do que os nossos próprios pensamentos e sentimentos.

"Nem teus piores inimigos podem fazer tanto dano como teus próprios pensamentos." (Buda)

"É a própria mente de um homem, e não seu inimigo ou adversário, que o seduz para caminhos maléficos" (Buda)

A prática do Wing Chun ensina a vencermos o mais perigoso inimigo que existe: A nossa mente, ou nós mesmos. E isso não se limita apenas ao campo marcial: Se expande para toda nossa vida. É claro que, numa situação de risco, nosso inimigo será aquele que ameaçar tirar a nossa vida. Entretanto, em algumas ocasiões, o simples fato de vencermos uma terrível batalha interior, já nos dará a vitória externamente também, porque não necessitaremos mover um dedo para lutarmos.

Se vivermos uma vida pacífica, respeitando a tudo e a todos, será muito difícil usar a arte marcial para defesa legítima. Logo, a arte marcial ensinada aqui tem como diferencial a aquisição de cultura e profundos ensinamentos filosófico-espirituais para toda a vida.

Ilustração-Computador-PNG.png

APRENDA WING CHUN ONLINE!

maozinha_gif.gif
imagem wc online.png
bottom of page